Masterização/e-mastering

MASTERIZAÇÃO ANALÓGICA E DIGITAL DE ÁUDIO

 1 – O que é Masterização de Áudio?

É a última etapa criativa no processo de produção de áudio. Pode ser encarada como uma ponte entre mixagem e replicagem de seu CD, DVD, Bluray, Vinil, K7 ou geração de arquivos para utilização na internet.

Assim sendo, nesta etapa tem-se a última oportunidade de aprimorar a qualidade sonora, corrigir problemas e deficiências não detectadas durante as etapas anteriores de gravação e mixagem.

O objetivo é fazer com que seu trabalho soe coeso, o melhor possível e compatível com os diversos sistemas de reprodução no mercado (I-pods, boom boxes, home theaters, som automotivo, PAs, sistemas hi-fi, kits multimídia, etc).  

Tarefas que são realizadas comumente numa sessão de masterização:

1 – Sequenciamento e espaçamento;
2 – Edições, remoção/redução de ruídos;
3 – Compressão / Expansão do som;
4 – Correção de Macrodinâmica – consistência entre versos, refrões;
5 – Equalização Subtrativa e Aditiva, em estéreo ou em modo M-S (mid-side);
6 – Enriquecimento harmônico e da ambiência, se necessário;
7 – Avaliação e equilíbrio da imagem estéreo ou 5.1;
8 – Aplicação de fades e cross-fades;
9 – Aplicação de limitadores;
10 – Criação de um produto único, com volume e dinâmica compatíveis entre as faixas, coerentes para o referido estilo musical e com produtos lançados no mercado profissional.
11 – Geração de arquivos otimizados para os formatos CD 44.1k/16 bits dithered, DVD 48k16-48k24, Mastered for i-tunes (MFiT) 44k24-96k24, MP3, etc.

2 – Forma de trabalho:

Ao recebermos seus arquivos, fazemos uma pré-audição para verificar a consistência dos dados, sonoridade e reportamos quaisquer anomalias através de um report técnico completo por escrito. Assim, o cliente poderá reenviar tais arquivos novamente, empregando as sugestões do report.

Prestamos um exclusivo suporte técnico à mixagem original enviada “mix01” e se necessário, auxiliamos o cliente até a geração/otimização de uma “mix 03” desta mesma faixa!

Ao total, são entregues 3 versões masterizadas:  Versão 1 com a mixagem original e mais 2 versões com a mixagem ajustada ( mix 02 pós-report até uma mix 03 pós-report se necessário)  de cada faixa.

A Versão favorita é entregue nos formatos CD + Sotify (44.1kHz 16 Bits Dithered),  Video ( 48kHz 24 Bits) e MP3 320kbps. Como opcional, o arquivo também pode ser entregue no formato MFiT ( 44kHz 24 Bits à 96kHz 24 Bits Non Dithered).

Caso as mixagens sofram alterações posteriores ao período de report ou fugindo às recomendações do report técnico,  elas serão cobradas como faixas adicionais ou em porcentagem do valor unitário.

Versões em playback deverão ter mixagens idênticas às originais cantadas. É cobrada uma porcentagem adicional de 30% para masterização das versões playbacks. Como exemplo, um álbum com 10 faixas e 10 playbacks, é contabilizado como 13 faixas.

Uma vez autorizada a masterização do projeto, o cliente deverá realizar um depósito de 50% para agendamento e início das atividades. Os 50% finais deverão ser depositados na conclusão do trabalho, no momento de envio dos arquivos por ftp ou mídia física, utilizando-se os serviços de correio/sedex.

O depósito deverá ser realizado sempre em dinheiro ou com cheque do titular contratante, em conta corrente de Alécio Costa Studio.

Trabalhamos com depósitos e Pix  nos Bancos: Itaú, Caixa Econômica Federal e transferências via Paypal.

3 - e-Mastering:

Você pode enviar e receber seus arquivos de masterização, utilizando nosso servidor de FTP. Basta contactar-nos e lhe enviaremos uma senha de acesso. Alternativamente, você também pode utilizar seu www.wetransfer.com ou www.dropbox.com

4 - Formatos para Envio de arquivos e Recomendações Técnicas ao finalizar suas mixagens em Stereo :

Formatos aceitos: Wave, AIFF, SD2 em 24 bits e taxa de amostragem de 44.1khz à 96kHz.

Não recomendados o envio de arquivos “lossy” como MP3, WMA  e AAC.

Recomendamos arquivos com picos abaixo de -3.0 dB e RMS inferior à -19dB, livres de processamento “pesado” no master fader ( limiting, compressão exagerada, stereo imagers, ou exciters).

Recursos como Heat TDM/HD, Sslate, Waves NSL e Nebula devem ser usados de forma moderada.

Na contratação dos serviços, enviamos alguns textos explicativos com macetes e técnicas para controle e previsão de valores RMS e de Pico. Dessa forma, suas mixagens poderão alcançar maior qualidade no processo final de masterização.

*Mídias físicas:

Aceitamos CD/DVD/Bluray-Data, CD Áudio, DAT 16 bits, Pen drives, HDs externos e K7.

5 - ISRCs:

Já providencie com antecedência, os números de ISRC. Desta forma, os códigos já serão acrescentados na geração do CD Master, caso decida receber um produto final físico.

Consulte sua Associação para obter o Programa de Geração de ISRCs, já em seu nome ou em nome de sua produtora/selo.

6 - Investimento:

Favor nos consultar para orçamento detalhado e para participar da promoção “e-mastering Brasil”, que congela valores por 1 ano!

Aceitamos pagamentos via depósito nos bancos Itaú, Caixa Econômica Federal e Paypal.

pagamentos

7 - Equipamentos:

*Sistema de Monitoração:

Dynaudio BM Series (Dinamarca)

*Periféricos Analógicos:

Pendulum OCL2 Tube/Optical Compressor/limiter
Crane Song STC8 Class A Compressor/limiter
2 Crane Song Ibis Mastering EQ
Avalon Pure Class A AD2055 equalizer

Great River MAQ-2NV Mastering Equalizer
Crane Song Hedd 192 AD DA + Harmonically Enhanced Digital Device
3 Sebatron VMP4000 quad valve Line driver/mic pres (12 canais valvulados)

12605555_945026308923307_7216401559003508497_o

* Processamento Digital:

TC MD3 TDM Suite
Hedd 192 Harmonic Exciter
PSP Neon HR, PSP Xenon, PSP Master Q , PSP VW II
Digidesign/Avid Power Dither, Phase Scope
Waves TDM Bundle (L3 Ultra, PAZ, Center)
Sony Oxford Inflator , Sonnox Fraunhofer Pro Codec, Oxford Supresser
Izotope Ozone 5, Fab Filter Pro L
DMG Equilibrium


*Workstation de Trabalho:

Pro Tools HD2 Accel, Digidesign 192 I/O Digital, Adat Bridge24 num MAC Pro 2.66 Quad.